CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE
PROMOÇÃO
Grupo de Estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento Infantil, Linguagem e Processos Educativos (GEDILPE) - CNPq
Os participantes do aperfeiçoamento poderão participar do Grupo de
Pesquisa, vinculado ao CNPq, o qual possibilitará a discussão periódica
dos temas abordados no curso, com a elaboração de projetos de pesquisa
colaborativa e de materiais científicos (artigos e capítulos de livros).
COORDENAÇÃO
Jáima Pinheiro de Oliveira - Fonoaudióloga; Doutora em Educação pela
Universidade Estadual Paulista (UNESP) Marília, SP. Docente do departamento de Fonoaudiologia UNICENTRO Irati/PR e Docente do Mestrado em Educação UNICENTRO – Guarapuava – PR.
Ana Cândida Schier Martins Lopes - Fonoaudióloga Clínica; Mestre em
Fonoaudiologia – Distúrbios da Comunicação Humana (UNESP), Marília, SP.
Fonoaudiologia – Distúrbios da Comunicação Humana (UNESP), Marília, SP.
Viviane Schier Martins Iachak - Graduada em Letras; Mestranda em Linguística pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR.
PÚBLICO ALVO
- Professores; Psicopedagogos; Gestores escolares; Profissionais e estudantes das áreas de pedagogia e magistério, psicologia, fonoaudiologia, serviço social e áreas afins.
O APERFEIÇOAMENTO
Objetivos
Promover discussões acerca do desenvolvimento infantil, envolvendo questões sobre linguagem (oral e escrita), alfabetização e o processo ensino-aprendizagem;
Promover discussões acerca do desenvolvimento infantil, envolvendo questões sobre linguagem (oral e escrita), alfabetização e o processo ensino-aprendizagem;
Capacitar os participantes a compreender o
desenvolvimento típico da linguagem oral, da audição, da leitura e da
escrita, contemplando os casos de desenvolvimento atípico (Atrasos no
processo de aquisição da linguagem – oral e escrita – Desvios
fonológicos, Dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, dentre
outros);
Fornecer subsídios para que estes educadores possam auxiliar seus alunos, preferencialmente, em sala de aula;
Fornecer subsídios para que estes educadores possam auxiliar seus alunos, preferencialmente, em sala de aula;
Fornecer condições para que estes educadores possam identificar
alterações que necessitam de auxílio profissional e construir propostas
de trabalho conjunto (pesquisa colaborativa).
MÓDULO 1 - O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA EM ANOS INICIAIS:
PERSPECTIVAS PARA O TRABALHO DO PROFESSOR
[SETEMBRO DE 2012]- 8h/aula
PERSPECTIVAS PARA O TRABALHO DO PROFESSOR
[SETEMBRO DE 2012]- 8h/aula
MÓDULO 2 – CONHECENDO O DESENVOLVIMENTO DA AUDIÇÃO E DA LINGUAGEM: Subsídios para a prática pedagógica[SETEMBRO DE 2012]- 8h/aula
MÓDULO 3 – POR QUE O MEU ALUNO TEM TROCAS NA FALA E NA
ESCRITA? QUAL A RELAÇÃO DISSO COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM? [OUTUBRO DE 2012] - 8h/aula
ESCRITA? QUAL A RELAÇÃO DISSO COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM? [OUTUBRO DE 2012] - 8h/aula
Temas abordados: Fatores auditivos e de linguagem oral que
podem nterferir no processo de aprendizagem da leitura e da escrita;
Considerações sobre o "normal" e o "patológico" em relação ao
desenvolvimento da linguagem escrita (leitura e escrita); Nomenclaturas
e lassificações atuais que envolvem as dificuldades de aprendizagem; O
que ão essas “chamadas” dificuldades de aprendizagem.
MÓDULO 4 - O QUE EU POSSO FAZER QUANDO O MEU ALUNO TEM TROCAS NA FALA E NA ESCRITA? COMO POSSO AJUDAR SEU DESEMPENHO ESCOLAR? [OUTUBRO DE 2012] - 8h/aula
Temas abordados: Como descobrir se essas trocas fazem parte do
desenvolvimento "normal" ou se elas se referem a possíveis aspectos
"patológicos", em relação ao desenvolvimento da linguagem escrita
(leitura e
escrita); O que eu devo fazer, quando se tratar de um caso de atraso nesse processo; O que eu devo fazer, quando se tratar de um caso que possa ter aspectos patológicos envolvidos; Quem pode e deve me ajudar; Essa ajuda é apenas clínica ou há possibilidades de intervenção em ambiente escolar; Discussão de casos e possibilidades de adaptações pedagógicas; encaminhamentos e exames complementares.
escrita); O que eu devo fazer, quando se tratar de um caso de atraso nesse processo; O que eu devo fazer, quando se tratar de um caso que possa ter aspectos patológicos envolvidos; Quem pode e deve me ajudar; Essa ajuda é apenas clínica ou há possibilidades de intervenção em ambiente escolar; Discussão de casos e possibilidades de adaptações pedagógicas; encaminhamentos e exames complementares.
MÓDULO 5 – DISCUSSÕES DE CASOS ENCAMINHADOS AOS SERVIÇOS DE FONOAUDIOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA [NOVEMBRO DE 2012] - 8h/aula
Apresentação de casos encaminhados aos serviços de Fonoaudiologia e
Psicopedagogia; Noções acerca de possibilidades de intervenções clínicas (Fonoaudiológicas) e educacionais (adaptações pedagógicas; alternativas em ambiente escolar) elaboradas conjuntamente (Professor, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Psicopedagogo).
Psicopedagogia; Noções acerca de possibilidades de intervenções clínicas (Fonoaudiológicas) e educacionais (adaptações pedagógicas; alternativas em ambiente escolar) elaboradas conjuntamente (Professor, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Psicopedagogo).
MÓDULO 6 – A IMPORTÂNCIA DO OLHAR DE PESQUISADOR NA PRÁTICA
PEDAGÓGICA: PESQUISA COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO E SAÚDE [NOVEMBRO DE
2012] - 8h/aula
- Possibilidades de investigações interdisciplinares (Fonoaudiologia,
Psicopedagogia e Educação);
- Elaboração de projetos de pesquisa colaborativa
- Estudos de casos.
CARGA HORÁRIA- 160 HORAS
Presencial: 120 horas
A distância: 40 horas (leituras e elaboração de estudo
de caso como trabalho final)
Presencial: 120 horas
A distância: 40 horas (leituras e elaboração de estudo
de caso como trabalho final)
PREÇOS PROMOCIONAIS COM DESCONTOS ESPECIAIS PARA ALUNOS DE
GRADUAÇÃO, MAGISTÉRIO E PROFESSORES DA REDE PÚBLICA INFORMAÇÕES QUANTO
AO INVESTIMENTO E FORMAS DE PAGAMENTO ENTRE EM CONTATO PELO CELULAR (42) 99661345 E E-MAIL: ACSM.FONO@GMAIL.COM
IMPORTANTE
PARA CONCLUIR E RECEBER O CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO NO APERFEIÇOAMENTO SERÁ NECESSÁRIO ELABORAR UM ESTUDO DE CASO COMO TRABALHO FINAL.
Tipo de Inscrição Módulos Avulsos Curso completo
- Alunos de Graduação e R$ 100,00 R$ 600,00
- Professores da Rede Pública
- Demais profissionais e interessados R$120,00 R$ 720,00
**Não haverá devolução de taxas, em caso de desistência.
CARGA HORÁRIA - 160 HORAS
Presencial: 120 horas
A distância: 40 horas (leituras e elaboração de estudo de caso como trabalho
final)
FORMAS DE PAGAMENTO
O CURSO COMPLETO (6 MÓDULOS) PODERÁ SER PARCELADO EM ATÉ SEIS VEZES COM CHEQUES OU PODE SER PAGO À VISTA COM 15% DE DESCONTO;
OS MODÚLOS AVULSOS PODERÃO SER PARCELADOS EM ATÉ DUAS VEZES COM CHEQUES OU PODEM SER PAGOS À VISTA COM 15% DE DESCONTO;